6 dicas para diminuir o seu turnover

Você está em Home 6 dicas para diminuir o seu turnover
[6 dicas para diminuir o seu turnover

Turnover é a alta rotatividade de funcionários. Quando um colaborador é demitido e outro admitido constantemente.

É claro que rotatividade zero também não é saudável, toda empresa que cresce, inova e aumenta os seus horizontes, naturalmente, precisa renovar a sua equipe, contar com novos perfis e capacidades, cuidando de perto do seu pessoal, mas, a alta rotatividade é sintoma claro de que alguma coisa não vai bem.

Esse sintoma pode acontecer por diversos motivos. Veja quais são os principais:

Motivos Externos

São aqueles não diretamente relacionados à empresa como maternidade, mudança de cidade ou alguma necessidade especial de saúde.

 

Motivos Internos

São aqueles que dizem respeito a própria empresa, seja pela insatisfação da gestão ou do colaborador. Aqui podemos citar a cultura organizacional, liderança, gestão, baixa remuneração, falta de um plano de carreira, entre outros.

 

Dados Importantes

Um dado importante para se atentar é que 40% dos colaboradores que saem não explicitam o motivo, o que prejudica o RH para entender algum problema que poderia ser resolvido e pode persistir entre os outros colaboradores que ficaram e, inclusive, atingi-los também.

Ter um contar com um bom ERP pode fazer toda a diferença na hora de mapear os problemas e encontra a solução mais adequada.

E, então, como resolver problemas de turnover?

 

Formando uma equipe sólida e competente.

Não há segredo ou técnica infalível. Bons funcionários não precisam ser demitidos. Não importa se há algum problema a ser resolvido ou alguma questão pontual. Quando o colaborador agrega à empresa, trabalha com afinco e corresponde às expectativas do gestor, ele não será demitido. Portanto, o RH deve ter como um dos seus pilares o objetivo de contratar pessoas que estejam dentro do perfil desejado e que, acima de tudo, gostem de trabalhar.

“Os responsáveis pelo processo de recrutamento e seleção devem ficar atentos à importância da contratação de funcionários para evitar a alta rotatividade, assim como na retenção de talentos na empresa. Logo, é fundamental evitar fatores que causam um alto índice de turnover.” SEBRAE

Quando temos um sistema que integra todas as áreas da empresa o RH ganha autonomia para identificar qual o melhor perfil para uma determinada vaga. Muitos problemas que envolvem rotatividade seriam facilmente solucionados se o RH tivesse acesso à informações sobre o que cada cargo demanda especificamente.

 

Retenção de talentos:

Valorizar quem merece e precisa ser valorizado. Quando um colaborador se destaca e consegue alcançar objetivos maiores, ele precisa ser reconhecido. E não apenas com cargo e salário, mas, especialmente, com investimento em sua capacitação que pode ser incentivado pela empresa.

E para isso, nada mais importante que contar com ferramentas que medem este desempenho de forma precisa. Você não fica refém de conversas paralelas, você conta com dados consistentes na hora de tomar decisão e valorizar bons profissionais pelo seu desempenho.

 

Pesquisas de rotatividade:

O RH pode verificar os índices de rotatividade, analisar as motivações dos colaboradores, investigar se há problemas de relacionamento ou se existe algum fator comum e sério para insatisfação. A prevenção é melhor do que a remediação. Uma equipe motivada e bem disposta trabalhará melhor e com maior qualidade de vida.

Para isso, conte com a tecnologia para trazer mais resultados para a sua equipe e para a sua empresa. Conte conosco! Que tal começarmos esta jornada juntos? 

 

Fonte:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/entenda-o-que-e-turnover-e-o-impacto-da-rotatividade-no-negocio,44e08fa0672f0510VgnVCM1000004c00210aRCRD

 

Olá, deixe seu comentário para 6 dicas para diminuir o seu turnover

Enviando Comentário Fechar :/

Categorias

Newsletter

Cadastre-se e receba as próximas edições.