8 lições de Idalberto Chiavenato sobre Gestão de Pessoas

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[8 lições de Idalberto Chiavenato sobre Gestão de Pessoas

O mundo digital abriu espaços para acessos nunca antes imagináveis. Tudo muito rápido. Mas este advento não impediu e não impede que os grandes e importantes clássicos deixem de ser ainda rememorados, buscados e, principalmente, lidos.

A título de exemplo na área do Recursos Humanos temos o ilustre Idalberto Chiavenato.

É referência internacional na literatura da administração de empresas e por quê, afinal, você precisa conhecê-lo e aplicar seus conhecimentos na Gestão de Pessoas da sua empresa?

Porque ele trata das maiores e mais importantes lições sobre a Gestão de Recursos Humanos. Ele traz os alicerces teóricos que vão dar o suporte prático que você precisa à sua organização e para os seus colaboradores.

Lições que ninguém conhece a fundo, mesmo devendo saber de cabeça, pois são elementares:

 

Lição número 1 : As pessoas dependem das organizações onde trabalham para atingir seus objetivos pessoais e individuais

Faça com que o seu colaborador encontre na empresa um meio para realizar seus sonhos pessoais e profissionais. Que cada pessoa na sua organização encontre meio seguro para alcançá-los e, por isso, devem ser tratadas e consideradas como personalidades próprias e não como meros empregados, como se fossem apenas recursos da organização.

Esta lição é fundamental para nortear a maneira como lidar diariamente com a sua equipe. É a partir do RH que os colaboradores poderão desenvolver as suas potencialidades, impulsionar seus talentos, habilidades e competências e, assim, participar ativamente como alguém que quer integrar de verdade a organização e estar em conformidade com a missão da empresa.

Já pensou em como fazer com que cada membro da sua equipe consiga visualizar possibilidades reais de crescimento pessoal e de alcançar seus próprios objetivos trabalhando dentro da sua organização?

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Lição número 2: É missão do RH ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão

É de extrema importância que o RH saiba de onde veio e para onde está indo.

RH precisa ser parte integrante da estratégia.

Antigamente, a ênfase do RH era colocada no “fazer corretamente as coisas através dos métodos e regras impostas aos funcionários e, assim, obter eficiência”. Não mais.

Não é mais possível pensar em RH sem atrelar a ele a função de auxiliar constantemente a empresa a alcançar os seus objetivos reais e a cumprir a sua missão - em cada uma das etapas necessárias para este fim.

Reflexão: Como é que hoje a sua organização faz transparecer a missão da empresa, de forma correta para que o RH possa transmitir isso de forma clara aos funcionários?

 

Lição número 3: Proporcionar competitividade à organização

 

Significa, na prática, saber empregar as habilidades e capacidades da força de trabalho.

Colocar a pessoa certa no lugar certo, certificando-se de que ela é a mais adequada para aquele papel que vai desempenhar. Isso trará mais satisfação e confiança para os colaboradores, pois eles se sentirão “no lugar certo, na hora certa”.

É como se a organização fosse uma nação e cada colaborador, um cidadão. Cada um fazendo o que lhe compete em sua máxima competência é o que permite à organização destacar-se para os clientes, os parceiros e no mercado competitivo.

 

Fica a Dica: Quando seus colaboradores reconhecem que são o capital intelectual da empresa , eles se sentem parceiros de negócios, no sentido mais literal do termo, e não simples empregados contratados.

 

 

Lição número 4: Treinar e motivar os colaboradores

Dar reconhecimento e não apenas dinheiro. Chiavenato refere-se ao que insistimos a todos os nossos parceiros - nada é mais importante do que as pessoas. Nenhum investimento pode ser maior e mais bem direcionado do que aquele dirigido a elas.

Treinar vai além de ensinar uma técnica e motivar vai além de remunerar. Isso parece óbvio, mas como aplicar na prática e no dia a dia de uma organização repleta de trabalho árduo e metas a cumprir? Vamos juntos pensar nisso?

 

Lição número 5: Aumentar a auto-atualização e satisfação dos empregados no trabalho

Para que sejam produtivos, os colaboradores precisam se sentir úteis e felizes na organização. E isso só será possível se perceberem que a sua função é adequada e sua capacidade aproveitada. Para eles, o trabalho é a maior fonte de identidade pessoal e, portanto, a felicidade na organização e a satisfação no trabalho são fontes determinantes para o sucesso da empresa.

Pense nisso: Colaboradores satisfeitos são, em geral, também os mais produtivos. Como o SEU RH pode dispor de seu papel nesta grande e desafiadora missão - fazer os colaboradores felizes?

 

 

Lição número 6: Desenvolver e manter qualidade de vida no trabalho

 

É satisfazer a maioria das necessidades individuais do empregado e tornar a organização um local desejável.

Mas afinal, como fazer isso? Aprimorando as experiências de trabalho em todas as suas esferas: estilo de gerência, liberdade, autonomia para tomar decisões, ambiente, segurança, horas trabalhadas e tarefas significativas.

A partir de cada uma dessas esferas há modelos práticos e ações conjuntas a serem empreendidas pelo RH. Poucos são os que sabem exatamente como aplicá-las. O seu RH está preparado?

 Leia também: Veja como a NetSuite pode ajudar a sua empresa a gerar mais resultados.

Lição número 7: Administrar a mudança

Mudanças acontecem a todo o tempo, ainda mais em um mundo cada vez mais digital e conectado. E estas mudanças podem ser: políticas, ambientais, tecnológicas, econômicas, políticas, culturais. A flexibilidade é indispensável para a sobrevivência de qualquer organização. Estas mudanças se multiplicam e pedem soluções, estratégias, programas e procedimentos adequados. Mudanças em tempo real, pedem soluções em tempo real.

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Lição número 8: Manter política e responsabilidade social

 

As pessoas devem ser respeitadas e ter seus direitos civis garantidos dentro de toda e qualquer organização. Justamente por isso ela precisa ser transparente, segura e confiável. A ética e a responsabilidade social são fontes primárias para a estrutura fundamental de uma empresa.

Manter estes princípios de responsabilidade social são fundamentais para uma organização consciente. No futuro ( e este futuro é agora), não haverá espaço para empresas que não respeita os direitos e liberdades individuais. E nós apoiamos isso e estamos aqui para te ajudar a colocar em prática tudo isso com a ajuda da tecnologia.

Essas são as orientações gerais de um dos maiores teóricos do mundo a respeito da Gestão de Pessoas, uma das principais bases do RH.

 

Vamos começar hoje?

 

Fonte:

Chiavenato, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos na organização de pessoas. Campus, Rio de Janeiro.

 

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