Tecnologia de Competências: como agregar valor aos negócios

Escrito por Beatrix Valiceli

em 7 de fevereiro de 2024

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Tecnologia de Competências | A tecnologia atual está pronta para apoiar a transformação e o sucesso de uma organização orientada para as competências dos colaboradores.

A tecnologia de competências agrega valor a uma série de processos de negócios. Quando as empresas identificam a necessidade da manutenção de competências, há uma mudança nos ambientes, no trabalho e nas funções. Dessa forma, a manutenção das competências evolui de forma constante em um círculo contínuo.

Separamos algumas dicas de como a tecnologia que aproveita a IA torna mais fácil todos os processos de negócios de HCM:

 

Tecnologia de Competências para Candidatos:

Quando o assunto é recrutamento e seleção, os recrutadores podem utilizar de habilidades relevantes para obter apoio em seu trabalho, como em:

Os empregadores esperam que os candidatos estejam aptos para apresentar o seu melhor,  recomendando competências que estejam na sua língua. O candidato até pode ter as competências, mas não as articulou da forma que o empregador procurava Quando a empresa disponibiliza as competências das recomendações, o candidato pode se apresentar da melhor forma.

Além disso, recrutadores e gerentes de contratação devem incluir habilidades apropriadas nas ofertas de emprego. Às vezes, o candidato pode ter dificuldades ao pensar nas habilidades necessárias e é útil receber uma lista inteligente de habilidades sugeridas.

 

Tecnologia de Competências para colaboradores:

Para que possam ser considerados para diversas oportunidades internas, os colaboradores devem manter o perfil da empresa atualizado. Se o funcionário mantém o seu perfil do LinkedIn atualizado, é possível trazer essas informações de lá, por exemplo. Dessa forma, os funcionários podem obter recomendações de habilidades continuamente, incluindo habilidades relacionadas às que eles já possuem, mas que podem não se lembrar de listar. E ver recomendações também pode ajudá-los a identificar as habilidades que desejam desenvolver. Os colaboradores devem continuamente manter o perfil atualizado, por isso é realmente vantajoso que isso seja o mais simples e fácil de usar possível.

 

Para Gestores e Líderes:

Gestores e líderes devem garantir que suas equipes tenham e estejam desenvolvendo o conjunto desejado de competências para atingir os objetivos do negócio. Sugestões de habilidades é uma forma de ajudar os colaboradores a identificar tendências de habilidades que podem ser importantes para uma área de negócios.

O RH validará as competências dos funcionários e gestores por meio do crowdsourcing, além de fontes baseadas em evidências. Além disso, também os pares de colaboradores poderão utilizar  endossos de competências, que são validadas por aprendizagem ou conclusão de trabalho. Fazer com que outras pessoas participem na identificação e confirmação de competências permite que as competências proliferem na organização e ajuda a fornecer uma imagem sempre atual das competências.

 

Para o RH:

O RH pode utilizar dessa tecnologia para administrar a área, reconhecer talentos e recomendar trilhas de Aprendizagem. Dessa forma, é possível associar habilidades adequadas e pertinentes aos perfis de trabalho e itens do catálogo de aprendizagem. Estes podem ser processos tediosos e ter recomendações de competências relevantes pode agilizar enormemente o trabalho, bem como ajudar a manter as informações atualizadas.

 

E agora?

E talvez mais importante, a tecnologia pode ajudar todas as partes interessadas e especialmente os funcionários a obterem os retornos individuais que esperam. As recomendações da IA podem facilitar a manutenção de perfis atualizados, mas e depois? E se o colaborador identificar oportunidades de crescimento com base em no seu perfil de habilidades? Ele pode utilizar de recursos de aprendizagem para desenvolver habilidades essenciais,como:

  • Um trabalho para ganhar novas experiências em um projeto de curto prazo em tempo parcial
  • Um colega com quem o colaborador possa se conectar para obter conselhos sobre uma possível carreira futura
  • Realizar um Benchmarking para identificar valor em manter esse perfil atualizado.

 

Tecnologia para Competências

Há um fator de motivação contínuo para manter as habilidades atualizadas. Ele deve servir também para desenvolver e aumentar continuamente o conjunto de habilidades dos colaboradores e também expandir suas carreiras.

As competências têm uma vida útil cada vez mais curta, e as competências que uma organização exige mudam continuamente à medida que o ambiente de negócios muda. Isto significa que é necessário um esforço de manutenção considerável e, quanto mais rápidas as alterações, mais desgastante se torna o esforço manual. Com a IA, podemos ter um sistema que detecta e gerencia continuamente habilidades. Além disso, ela aprende com o uso e as alterações de dados que refletem o que está acontecendo continuamente nos negócios. A tecnologia adapta e refina continuamente as recomendações relacionadas às habilidades à medida que o negócio cresce e evolui.

E se as habilidades tecnológicas entendessem o DNA da sua organização, suas convenções de negócios, seu idioma, sua cultura? Agora o RH pode fornecer habilidades personalizadas, recomendações relevantes de habilidades aos candidatos, funcionários, recrutadores, gerentes, administradores de aprendizagem e especialistas de RH. A tecnologia software de IA da Oracle fornece uma solução de habilidades. As organizações podem adaptar a solução à cultura e às práticas de seus negócios.

O artigo de Christine Yokoi, Diretora Sênior de Estratégia de Produto, Fusion HCM da Oracle inspirou esse artigo. Veja o artigo completo aqui.

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